
Faz-se necessário um estudo mais aprofundado do conceito de arte, todavia, o ensino da mesma vem sofrendo inúmeras transformações. O desleixo sobre a matéria promove dúvidas ou até mesmo a criação de conceitos falsos e/ou ambíguos, proveniente da falta de divulgação de alternativas teóricas e metodológicas não abordadas por responsáveis pela disciplina.
Mesmo não havendo um conceito definido à arte, pode-se através de métodos educativos, aproximar-se da idéia direcionada ao que seria a arte.
Através da percepção do olhar formulamos conceitos primitivos, já que é através do olhar que adquirimos as primeiras impressões, faz-se necessário um olhar mais sensível mediante às obras de arte. Com isso, entendemos que somente o olho é capaz de informar a distância, a direção e a forma dos objetos.
Grande parte do conhecimento humano tem sua origem na percepção visual. Enfim percebemos que imagens invadem nossa vida cotidiana, e seu fluxo não pode ser contido.
Como disse Einstein: "O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.", sendo assim, o homem deve ter curiosidade ao observar as coisas, levando seu subconsciente a enxergar de diferentes formas, até uma mesma coisa observada mais de uma vez.
ResponderExcluirainda como disse Einstein : "É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom." , visto isso, fica claro que a sensibilidade do olhar nos revela várias formas de conhecer.
ResponderExcluir